Institucional

O Colégio Mesquita é mantido pela Cooperativa de Trabalho dos Professores da Grande Porto Alegre Ltda – COOPROGRAN e está localizado na Avenida do Forte, número 77, no Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; autorizado pelo Parecer nº 21, do Conselho Estadual de Educação, de 15 janeiro de 2003, a oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A educação que o Colégio oferece insere a todos num processo educativo incorporador, pluralista, inovador , não dogmático, antiautoritário, anticorporativo, antissegregacional, ético, profissional e viabilizador de relações democráticas entre todos os envolvidos na organização da escola e na produção do conhecimento, unindo alunos, profissionais da educação, famílias, comunidade escolar e mantenedora do colégio – COOPROGRAN.

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Mesquita tem como objetivo geral: aprender a problematizar, refletir , praticar , viver e compartilhar os conhecimentos desenvolvidos coletivamente no espaço escolar, tendo por princípios:

• a autonomia;
  • o respeito à pessoa;
  • à vida;
  • às diferenças étnicas e culturais e à responsabilidade socioambiental.

Professores e colaboradores exercem suas ações alicerçados nos princípios do cooperativismo. Trabalhamos numa perspectiva orgânica, comprometida com as transformações sociais livres de quaisquer preconceitos ou discriminações.

Nosso Projeto insere a todos num processo educativo dialético, singular e coletivo, contrário a todas as formas de exploração, opressão e desrespeito aos outros homens, à natureza e à diversidade cultural da humanidade.