Adolescência em foco: saída pedagógica do 9º ano E.F. e 1º ano do Ensino Médio

No dia 10 de junho, os alunos dos 9ºs anos e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Mesquita participaram de uma enriquecedora saída pedagógica interdisciplinar para refletir sobre o processo de transição da adolescência para a vida adulta e conhecer e valorizar os espaços coletivos/públicos da cidade.
Com o tema A jornada da adolescência para a vida adulta no cinema, o passeio começou com a exibição do filme “Os Dragões”, na Cinemateca Capitólio, um dos espaços culturais mais importantes de Porto Alegre, localizado no Centro Histórico da cidade. O filme, uma produção brasileira ambientada na cidade de Cotiporã/RS, acompanha um grupo de adolescentes que enfrenta os medos e inseguranças do amadurecimento, refletidos simbolicamente na transformação fantástica em dragões. Veja abaixo o trailer:
A proposta da atividade foi cuidadosamente planejada por professores das áreas de geografia, história, literatura, física e língua portuguesa. Além de assistir à obra, os alunos também foram convidados a pensar criticamente sobre o papel do espaço geográfico, das relações sociais e das escolhas individuais na construção da identidade juvenil. As reflexões geraram trabalhos que conectam a vivência do filme com a realidade dos próprios estudantes.
A visita também incluiu uma parada no Museu Militar do Comando Militar do Sul, onde os alunos puderam conhecer o acervo histórico da maior força militar da América do Sul. O deslocamento até o museu foi feito a pé, permitindo aos alunos observar e valorizar os espaços públicos e coletivos da cidade, como a Casa de Cultura Mario Quintana e a Praça da Alfândega.
O passeio faz parte de um projeto maior que também inclui a exibição da série Adolescência (Netflix), assistida previamente em sala de aula, promovendo um diálogo ainda mais profundo sobre os dilemas e desafios desse momento tão singular da vida. Os contos de Murilo Rubião, que inspiraram o filme Os Dragões, também serão trabalhados em aula, fortalecendo a integração entre os componentes curriculares.
Para os professores que acompanharam os estudantes, a proposta vai muito além da tela: trata-se de valorizar a escuta, a reflexão e a vivência urbana como parte do processo educativo.
Confira abaixo as fotos desse dia especial:














