PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

• OBJETIVO GERAL
    Aprender a problematizar, refletir, praticar, viver e compartilhar os conhecimentos desenvolvidos coletivamente no espaço escolar, tendo por princípios: a autonomia, o respeito à pessoa, à vida, às diferenças étnicas e culturais e à responsabilidade socioambiental.
  • MISSÃO
    Educar para o cooperativismo, à autonomia intelectual, à operacionalização dos conhecimentos, em prol das transformações sociais; o respeito à diversidade e à responsabilidade política, social e ambiental.
  • VISÃO
    Tornar-se referência em educação cooperativista; ser reconhecida como instituição de ensino mantida pela COOPROGRAN- Cooperativa dos Professores da Grande Porto Alegre Ltda.
  • PRINCÍPIOS
    • Propagação do Cooperativismo;
    • Promoção das Relações Saudáveis no ambiente escolar;
    • Prática docente integradora das dimensões cognitiva, afetiva, social, física e cultural dos alunos;
    • Socialização do acesso à cultura e aos conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos, historicamente desenvolvidos;
    • Respeito à pluralidade e às diferenças;
    • Responsabilidade política, social e ambiental.
  • METODOLOGIA DE ENSINO DO COLÉGIO
    Participativa, dialogada, cooperativista. Fundada na pedagogia progressista, com uma abordagem sociocultural de ensino-aprendizagem, estabelecendo uma relação horizontal entre professores e alunos, ambos se posicionando como sujeitos do ato do conhecimento.
  • PERFIL DO EDUCADOR
    Promotor e sistematizador do processo de aprendizagem. Apto a promover relações saudáveis no ambiente escolar, com uma prática docente capaz de articular as dimensões cognitiva, afetiva, social e cultural dos alunos.
  • O ALUNO QUE QUEREMOS FORMAR
    • Cooperativo;
    • Solidário;
    • Intelectualmente autônomo: apto a operacionalizar os conteúdos apreendidos;
    • Promotor de mudanças na realidade social vivida.